terça-feira, 10 de junho de 2008

GESTÃO DO TEMPO


Vencer a imobilidade temporal ou procrastinação
Não devemos procrastinar uma tarefa/missão/actividade/acção pois este é um factor determinante na gestão do tempo.
Para isso é necessário trabalhar alguns pontos como:
# Levantar as tarefas que estão a sofrer a procrastinação;
# Analisar estas tarefas, (auto-análise), afim de compreender as respectivas razões , como o medo do sucesso, de falhar e do desconhecido, não saber dizer não acarretando o acumulo de actividades, falta de planeamento e de motivação, baixa auto-estima, stress e cansaço ocupacional, sensação de injustiça, excesso de perfeccionismo, sensação de imobilidade física e mental.
# Listar as actividades, que estão a ser procrastinadas, definindo um cronograma, e monitorando-o ( neste cronograma já deve ter em conta a forma e tempo de gerir a conclusão deste, ou seja como e quando serão atingidos)
# Classificar as tarefas da lista de actividades levando em conta as prioridades e complexidade e nesta última dividi-la em duas ou mais fases, visando facilitar a conclusão.
# Procure ajuda e ou delegue com prazos e estimativas.
# Ao propor um cronograma leve em conta os factores externos influenciáveis, pois podem ocorrer mudanças causando assim um desajuste nestas relativamente à questão de tempo e de prazo atrasando a actividade e o planeado.( Factor importante a ser levado em conta: ansiedade/emoção)
# Monitorar o andamento da lista de actividades, fazendo os devidos ajustes/alterações consoante ao inesperado.
# Analisar todo o processo acima e fazer a devida reflexão do progresso.
DEVEMOS LEVAR EM CONTA QUE SEMPRE QUE FALAMOS EM MUDANÇAS O MAIS IMPORTANTE NÃO É A VELOCIDADE SIM A CONSTÂNCIA E O RITMO COM QUE NOS PROPOMOS A PROCEDER ESTAS.
GT – Tarefa Marcadamente Individual
1) Recomenda-se nestes casos algum tipo de apontamento, visando promover a facilidade na visualização dos problemas e respectivas soluções
2) ORGANIZAÇÃO
Uso de estratégias/Planeamento
Hierarquização de tarefas ( delegar algumas tarefas que possam ser feitas pelos outros)
Pontos de apoio ao programar as tarefas:
1) Evite compromissos seguidos – dê um intervalos entre os mesmos.
2) Faça as tarefas mais desagradáveis cedo.
3) Execute uma tarefa de cada vez.
4) Movimente-se entre as tarefas.
5) Desenvolva as mensagens de rotina(emails, telefonemas, etc) em horas específicas. De preferência entre 11:50h e 16:50h, pois estudos comprovam que neste período estas são tipicamente mais curtas.
6) Estabeleça limites temporais para a realização de determinada tarefa.
7) Desligue o telefone por 30 minutos.
8) Utilize blocos de tempo. “ Experimente a abordagem dividir para conquistar”
9) Vença as tarefas maiores partindo as em blocos de 10 a 30 minutos por dia.
Na GT, devem ser analisados os pontos inerentes ao teu dia, da higiene pessoal a uma tarefa de trabalho, da seguinte forma:analise o teu tempo, estabeleça prioridades, não desperdice o teu tempo e o dos outros, defina uma rotina – não tendo comportamentos irregulares, não leve trabalho para casa.
O tempo de trabalho é organizado em função das prioridades e das obrigações, sendo essencial saber gerir o tempo eficazmente, de forma a atingir o equilíbrio entre as responsabilidades profissionais e a dedicação a vida pessoal. Ao criar um plano devemos levar em conta os contratempos possíveis para ter a precaução necessária.
PLANO DE TEMPO = DIA IDEAL => Planear etapas/Etapa por etapa => Defini-las => confrontar o resultado obtido com o resultado pretendido.
Rentabilize o tempo, delegando as tarefas que podem ser feitas por outras pessoas.
Caroline Silva

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