sábado, 31 de maio de 2008

As lições de Ben

O curso do professor Tal Ben-Shahar, psicólogo israelita de 37 anos, é o mais popular da melhor e mais prestigiada universidade dos Estados Unidos, Harvard. E que curso é ministrado por Ben-Shahar? Alguma nova modalidade de estudos sobre economia, vinculando isso a psicologia? Afinal de contas a área de negócios, administração e finanças é talvez a mais famosa e reputada entre todos os excelentes cursos de graduação ofertados por Harvard...

Diferentemente do que a maior parte das pessoas pode pensar, no entanto, a disciplina leccionada pelo jovem professor de ascendência israelita é Psicologia Positiva, curso que tem mais de 1400 alunos por semestre se matriculando e assistindo duas aulas de 90 minutos cada por semana...

E o que ensina o mestre a seus pupilos em suas aulas? Ben-Shahar trabalha um conceito fundamental que foi esquecido por gerações de workaholics determinados a enriquecer a qualquer custo... O essencial é a felicidade, independente da perspectiva que cada um tenha, o principal é irmos atrás de nossos sonhos.

A revista Época Negócios (edição de Dezembro de 2007) traz reportagem falando sobre as aulas de Ben-Shahar e destaca, entre outros pontos, 6 ideias fundamentais trabalhadas pelo professor para que seus alunos consigam se sentir mais felizes e realizados... Acompanhe abaixo o mapa da mina:

  1. Aceite suas emoções. Permita-se ser humano. Não rejeite seus sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.
  2. A felicidade se revela no ponto de encontro entre relevância e prazer, ou seja, devemos fazer o que gostamos e nos envolver com coisas e acções que para nós sejam significativas.
  3. Felicidade é, acima de tudo, estado de espírito elevado.
  4. Temos que simplificar nossas vidas, o importante não é a quantidade, é a qualidade do que realizamos.
  5. Para a mente estar bem, o corpo tem que estar bem. Faça exercícios físicos para o corpo e a mente regularmente.
  6. Expresse gratidão sempre que possível, aprenda a dizer obrigado sempre que tiver oportunidade.

Sem comentários: